Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Encontro do dia 17/outubro/2010 (04)

O encontro deste sábado foi muito empolgante, estavam presentes Jorge L., Alain Mouette, Luis Viola, Renato Carneiro e Fabio Gilii.

A maior atração do dia foi a presença do nosso amigo Fabio Gilii que nem sempre pode aparecer por não residir em São Paulo. Para os que não sabem, o Fabio Gilii é um dos pilares do nosso grupo de estudo, ele é ferramenteiro e grande conhecedor de mecânica, assim como de extrusão de plásticos.

Discutimos várias alternativas de bico injetor para o RepRap, muitas idéias que já haviam sido discutidas antes no grupo e o Fabio Gilii vai fabricar alumas delas para fazermos uma avaliação. As alternativas giram em torno de usar um bloco de metal aquecido por resistores de 5 Watts e também barreiras térmicas sem o uso de Teflom, essas alternativas estão aparecendo na net e parecem muito promissoras. Fotos em breve...


Chegaram as peças da Extruder compradas pelo Luis Viola no eBay, o Fabio Gilii levou para fazer a montagem. Faltam alguns detalhes como eixos e parafusos mas isso para ele deve ser moleza.

Foram junto os rolamentos comprados na loja de skate da esquina a R$1 cada e que serviram perfeitamente, assim como um Motor de Passo comprado no Mercado Livre. Infelizmente o eixo desse motor não é padrão e vai dar um pouco mais de trabalho para o Fabio mas a ideia é que assim que pudermos fazer nossas próprias peças já faríamos para o diâmetro correto do eixo.



O Jorge L. também apresentou uma estrutura preparada para o nosso RepRap. Encontrado nas profundezas da Masmorra e após muito trabalho e muito carinho agora temos uma estrutura quase pronta para fazer nossa montagem. A resolução da mesa X-Y é pouca coisa maior que da Mendel e da MakerBot mas os movimentos são muito suaves e precisos e será uma ótima plataforma para experimentação.

Também recebemos a placa da Extruder que o Luis viola comprou, assim como as peças que eu comprei de diversas fontes. O conjunto foi enviado para o André Oliveira (Renesas) que se dispôs a montar a placa. Na oportunidade da compra não havia disponível a placa montada e nos pareceu mais rápido comprar apenas a PCB.

Assim que estiver disponível, colocarei o link do vídeo do encontro aqui. Tem uma parte muito interessante no começo, é a conversa sobre os bicos de Extruder e as várias alternativas e possibilidades.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Testes da MotherBoard

Ontem pude tirar um tempo para conectar a Motherboard que trouxemos e testar. O tutorial está aqui: http://reprap.org/wiki/Testing_RepRap_Electronics só deu muito mais trabalho que o imaginado, mas aqui está.

Ligação da Fonte na Motherboard: o primeiro problema foi que a fonte não ligou acionando a chavinha on/off da placa. Descobri que existe um resistor de 10k (R18) em série com a chave, mas a especificação da fonte diz que deve ser ligada direto ao terra para que ela ligue. Colocando um resistor de 100R soldado por cima (em paralelo) com o R18 resolveu.
Conversor USB serial/ttl: montei conforme este link: Mendel_USB, por sorte tinha uma plaquinha idêntica aqui. Medindo e conferindo as ligações deu tudo certo. Achei bom usar as mesmas cores nos fios do primeiro e último pinos porque estão identificados na MoBo, o CTS# está ligado direto e o 5Vcc não é usado.


    Ligando tudo junto: na verdade ainda é pouca coisa, mas aqui está...


    Instalei uma "carga mínima" no 5Volts da fonte de 20 Watts, para essa fonte Seventeam é exagerado mas para pontes genéricas é muito importante. Uma fonte com carga abaixo do mínimo fica com suas saídas instáveis, podendo até queimar o que está ligado nela. O resistor de 1.2 Ohms 100W (verde na foto) está ficando um pouco quente, mas vale a pena pela segurança.


    Quando aciona a chavinha ON/OFF a fonte liga. Tem um botão RESET, ao soltá-lo um Led vermelho pisca 3+3 vezes, essa é a única indicação que a placa deu de que está viva. Essa é a identificação do BootLoader.


      Agora a Configuração do Firmware da placa e teste com o PC

      A placa foi comprada montada na MakerBot, diz no site "no AVR programmer required! mas isso só quer dizer que o bootloader está programado, não o firmware para a placa operar. Foi necessário então compilar e programar o firmware...

      Esta parte tem várias etapas e não teria conseguido sem a ajuda do Luis Viola que já convivo com o Arduino há mais tempo.

      Sistema utilizado: Kubuntu 8.04, as versões de cada programa usado foram as últimas na época, só são mostradas para facilitar a identificação.

      Instalando o Software do RepRap:  antes de mais nada, é bom ter o software do RepRap instalado, o firmware faz parte do mesmo pacote.
      • no site do projeto na sourceforge, baixe o arquivo reprap-mendel-20100806.zip e em um console use estes comandos:
           unzip reprap-mendel-20100806.zip
           cd reprap-mendel-20100806
           ./reprap
      • o programa deve abrir, caso contrário verifique a instalação do java. São duas telas, uma para mostrar as peças e outra chamada console.
      • no console do RepRap, clique em Preferences e selecione a opção Comms debug = true e também a serial em que está conectado o conversor USB Port (name) = /dev/ttyUSB1. Precisa rolar a tela para achar o OK, e feche o programa.
      • pode ser uma boa idéia criar um ícone no Desktop.

      Instalando o Arduino:
      • primeiro instalar os pacotes gcc-avr avr-libc do próprio repositório (usei a interface gráfica, hehe).
           tar -zxvf arduino-0021.tgz
           cd arduino-0021
           ./arduino
      • a IDE do Arduino deve rodar, caso contrário verifique a instalação do java. Feche a IDE.
      • pode ser uma boa idéia criar um atalho no Desktop.
      Configurando a placa: a placa utilizada pelo RepRap é a Sanguino e não vem pré configurada, é preciso configurá-la manualmente. Existe uma explicação no wiki do RepRap, mas nem tudo dá certo...
           unzip Sanguino-0018r2_1_4.zip
      • isso vai criar um diretório Sanguino, copie (com diretório e tudo) para o diretório do arduino criado anteriormente, na posição: arduino-0021/hardware/ 
      •  abra novamente a IDE do Arduino, Configure a placa e a interface serial em que o conversor USB já está conectado:
           Tools > board > Sanguino
           Tolls > SerialPort: /dev/ttyUSB1

      Compilando o firmware: O firmware vem no mesmo pacote que o programa do RepRap
      • no diretório reprap-mendel-20100806/mendel/firmware/FiveD_GCode/FiveD_GCode_Interpreter/ copie o arquivo configuration.h.dist para configuration.h, este é o arquivo com todas as configurações de hardware.
      • abra a IDE do Arduino, no menu File > Open... e abra o arquivo reprap-mendel-20100806/mendel/firmware/FiveD_GCode/FiveD_GCode_Interpreter/FiveD_GCode_Interpreter.pde, abre outra IDE com todos os arquivos do projeto vão abertos em abas (maximize a tela e feche o velho).
      • para compilar, clique no 1° ícone, chamado Verify. Deve compilar sem erro, na parte preta de baixo aparece algo como
        Binary sketch size: 24938 bytes.
      •  para gravar o ícone é uma flecha para a direita, mas tem um problema de resetar o bootloader na hora certa: segure e mantenha o botão de reset da MoBo e clique no botão para gravar, ao aparecer a mensagem"Binary sketch size..." soltar o reset da MoBo. Após algumas piscadas, o led de Debug comessa apiscar muito rápido, sucesso! (aparece "Done uploading" na faixa verde do meio)
      • para testar, clique no ícone "Serial monitor" e sete o BaudRate=19200. Ao reser a placa o Led de debug pisca 3+3 vezes e depois aparece na tela: start.
      Teste da comunicação Software-RepRap com Firmware-Motherboard: agora somente podemos fazer o teste recomendado no site do RepRap.
      • abra um console (não use ícone nem atalho), vá até o diretório do reprap e rode-o com ./reprap
      • com a configuração que foi feita acima do Comms Debug e a serial correta, aparece repetidamente no console a mensagem mostrando a temperatura (sempre 0 porque não está instalado o extruder)
      comms: G-code: N1 M113 *1 dequeued and sent [0,008s/1ms]
      comms: Response: ok intercom::waitError() [0,039s/31ms]


      WORKS FOR ME... (funcionou para mim)