Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Encontro do dia 28/novemro/2010 (06)

Este foi um dos encontros mais frequentados, estavam presentes Jorge L., Alain Mouette, André Oliveira, Luis Viola, Fabio Gilii, Rodrigo Reis, Diógenes, Pedro Melo. Todos estavam bastantes cansados, talvez pelo final de ano, mas no final tivemos sucesso e foi muito legal!

O Luis trouxe a placa da Extruder já programada, como a placa foi montada por nós o chip não veio gravado nem com o BootLoader do Arduino nem com o programa do RepRap. Infelizmente não houve tempo hábil para fazer um teste completo interligando com a Motherboard que estava comigo.

O Fábio Gilii trouxe a Extruder (tipo Wade) montada. Faltavam apenas as molas que eu encontrei na véspera na Casa das Molas da Florêncio de Abreu. Ficou muito bom, foi interessante de ver que as peças feitas na RepRap são muito funcionais apesar de precisar de pequenos retoques.




Ligamos a Extruder com um driver do Jorge e o bico extrusor. Esse é o mesmo bico que já havia sido testado. Utilizamos o TurboCNC, pilotado pelo Fábio, para acionar o driver e facilitar ajustes de velocidade e outros detalhes. Utilizamos a Fonte variável dupla do Jorge para alimentar tanto o motor como o aquecedor de forma independente. Junto com o fio aquecedor foi inserido um termopar de um pequeno multímetro para acompanhamento da temperatura. Tudo manual. Podemos ver na foto até um copo do nosso combustível...




Beeeeem mais tarde conseguimos fazer alguma coisa funcionar. Ficamos muito contentes ao ver o primeiro filetinho sair. Muita coisa ainda tem que ser feito, e tivemos que fazer ajustes: o motor estava sendo acionado com 24V para ter mais força e a cabeça esquentou até 300°C. Acho que esquentamos demais porque a barreira térmica de Teflon não resistiu com tanta força e temperatura e o no final bico saiu de sua base.



O Fábio Gilii se prontificou a fazer um novo método de fixação usando dois parafusos laterais prendendo diretamente o bico ao corpo do extruder. Isso na verdade vem de encontro com algumas alternativas que já haviam sido discutidas e por isso a sugestão foi muito bem vinda.

O vídeo feito pelo André Oliveira com o bico funcionando está aqui: vimeo e youtube.