Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Encontro do dia 29/agosto/2010 (02)

O encontro de ontem foi novamente muito animado e interessante. Ainda discutimos vários assuntos fundamentais além de técnicos. Compareceram: Jorge L., Alain Mouette, Raranda, Pedro Melo, Rodrigo Reis, Luis Viola, André Oliveira.

Houve uma conversa extensa sobre os conceitos da "Colaboração" com o grupo de estudo, o Raranda vai preparar um texto mais elaborado para explicar vários detalhes que aparentemente provocam muitas dúvidas.

Discutiu-se o problema prático de como arrecadar as contribuições financeiras e quem vai se encarregar do dinheiro. Vamos procurar estudar a possibilidade de abrir uma conta-poupança para facilitar os depósitos, talvez CEF (lotéricas) ou Correios (Bradesco). Aceitamos sugestões...

Fizemos experiencias com o FreeCAD na SourceForge (cuidado existem vários projetos com nome quase igual).
* O objetivo disto é padronizar um CAD-3D para todos do grupo e facilitar o compartilhamento de informaços, além de poder fazer um mini-curso sobre o programa escolhido
* As grandes vantagens do FreeCAD é que é 100% livre e roda em Windows/Linux/Mac. Uma avaliação preliminar extremamente rápida do Jorge L. (poucos minutos) considerou que parece bom e que é compatível com os arquivos do site do RepRap...
* A segunda opção parece ser o Sketchup, mas este não é totalmente free e a versão paga é bem cara. O Sketchup Roda no Linux Ubuntu 10.04 (Rodrigo Reis) mas não rodou em outros.

Estamos avaliando dois fornecedores de cordão de ABS, matéria prima para a RepRap:
* recebemos a má notícia do primeiro fornecedor (via Sr. Fritz) que o lote mínimo é de R$1270, e o pacote de 1 kilo sairia por R$33.
* O Rodrigo Reis está providenciando outro fornecedor via contados da sua família que provavelmente custará mais barato, mas principalmente que terá um lote mínimo menor. Aguardamos o orçamento.

O Luis Viola já começou a estudar o firmware da motherboard e nos deu algumas informações muito interessantes. A mais marcante  é que o uso do Arduino-Mega existe no fonte principal, isto torna essa alternativa oficialmente válida pois sabemos então que essa opção será sempre atualizada com as novas versões.

Avaliou-se a compra da placa sem componentes da extruder, isso ficou dependendo de uma avaliação do Alain e do Luis relativo à viabilidade de comprar os componentes separados para montar a placa. Falou-se em trazer junto uma pequena quantidade de cordão de ABS para testes e amostras.

O André trouxe a sua CNC, porém apesar deste ser o objetivo da reunião, pouco foi feito com nessa parte.

O próximo encontro fico combinado para o domingo 8 dias após o mega-encontro de Jaguariúna.

Acrescentado 21/set/10: Video encontro 02

3 comentários:

  1. Olá Pessoal,

    Sou estudante da FAAP e estou com um projeto parecido, não é exatamente uma cnc, mas vou precisar do abs em filamento. Poderiam me passar o contato do Sr. Fritz? Acho que a faculdade pode arcar com os custos.
    Obrigado.
    João Paulo (jp.adad[at]hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Junte-se a nós: http://groups.google.com/group/reprapbr?hl=pt-BR

    Talvez até a faculdade tenha acesso um parceiro que faz extrusão de plástico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o plastico ABS de fabricação nacional proprio para impressoras 3D entre em contato com movtech.cnc@gmail.com grato

      Excluir