Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Testes de Aquecimento

Montei a Extruder na placa de Eletrônica, agora a temperatura está bem mais estável. Varia de 185 a 188°C, com o setpoint em 190°C... nada perfeito, mas aceitável.

 Agora que a extruder está completa, a massa do bico fornece a inércia térmica e permitiu que o PID opere normalmente.

A grante diferença é que fiz um furo bem na ponta para o Termistor, bem fundo para pegar a temperatura real do bico e está montado com pasta térmica para melhor acoplamento.

O aquecimento é feito pelo fio de NiCr (que o Viola importou) e o termopar do multimetro de referencia está no meio do fio aquecedor.
 O que está acontecendo é que quando o aquecedor liga, a temperetura medida pelo termopar aumenta até 280°C e quando desliga cai para 160°C, mas isso é a temperatura do fio de NiCr! A temperatura do termistor aumenta devagar só uns 2°C!

É bem provável que a temperatura do furo por onde passa o plástico varie bastante, mas a temperatura de saída com certeza está estável... Será que isso é aceitável? Acho que só saberemos quando começarmos a fazer peças...

O bloco de madeira parece cumprir sua função perfeitamente. A temperatura na lateral já é baixa o suficente para por o dedo e a 1cm distante já está fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário