Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Retorno dos Testadores do Bico do Extruder - HotEnd

Depois de algum tempo em teste em vários participantes do nosso grupo, podemos considerar que o nosso Bico do Extruder foi um sucesso!

Estes bicos foram feitos com a ajuda do Lolata para as peças de madeira feitas em sua CNC e as demais no "Torneiro de Sorocaba". Eu mesmo montei cada bico e tive que fazer ajustes individuais pois houve muita variação nas peças torneadas. Foram feitos 10 bicos e todos ainda não foram distribuídos.

Os custos destes bicos foram rateados conforme esta planilha.

Os testadores foram:
Paulo Fernandes - montou direto na máquina que estava fazendo pela primeira vez. Veja o Blog dele aqui.
Anderson - Trocou o Budaschnozzle que ele tinha pelo nosso
Lynx - tem uma SeeMeCNC cujo bico havia derretido
Eu (Alain) - ainda estou com a versão protótipo, idêntica ao novo, mas feita à mão com peças adaptadas apartir do bico feito pelo Fábio Gilii.
Muringa - novo: já está usando o bico há dias sem problemas no PLA, precisou de força maior no ABS.
João Paulo -  não terminou a máquina ainda
Acompanhe os demais testadores nesta planilha.

Eis um apanhado do que me reportaram sobre o bico:

  • Filamento na Saída do Bico: segundo o Anderson, o filamento sai muito mais uniforme que do Budaschnozzle. Isso provavelmente se deve ao canal de saída ser mais comprido, entre 4x e 5x o diâmetro enquanto o outro era bem mais curto.

  • Vazamento: o Paulo desmontou antes de usar e não apertou direito, reapertou e não vazou mais. O re-aperto é muito importante e precisa ser feito depois de algum tempo de uso porque ocorre uma acomodação.
  • Na verdade, o meu é o que mais deu problemas, as minhas peças não encaixavam bem...
  • NOVO: o Paulo (só ele) teve vários vazamentos com PLA (não com ABS), ele implementou o anel na traseira do Bico que se crava no teflon e não vazou mais.

  • Deformação do Apoio Inferior: O Paulo foi o único que reportou deformação grande e isso provavelmente está relacionado à maneira como ele envolveu o bloco aquecedor. Com isso o apoio aqueceu muito mais.
  • A nova idéia, do Roberto(rj), de envolver em Teflon de encanador parece que funciona muito bem e evita esse problema.
  • Também ficou claro, pela experiencia do próprio Paulo, que após uma deformação inicial, a deformação estabiliza. Portanto pára de deformar.


  • Montagem: só o Lynx teve dificuldade, mas o que ele fez foi um verdadeiro malabarismo. A máquina dele é completamente diferente... Ele também teve dificuldade para retirar o bloco aquecedor do bico de latão porque depois de algum tempo e devido à oxidação. Ele não usou o bloco no modo extrator (foto) que deveria ajudar com esse problema. Mas em todos casos ficou claro que o bico resistiu ao uso da força...

  • Fiação: só o Lynx teve problema dos fios desconectarem ou de-soldarem, pode ter sido azar, mas provavelmente está relacionado às varias manipulações que ele precisou fazer.

  • Força para extrusão: o Anderson precisou trocar o motor (que era só de 1kgf.cm) por um maior (apenas 1,5kgf.cm), isso é explicado por ter um canal mais longo e portanto maior atrito. O Lynx também teve que aumentar a pressão do extruder. Novo: Eu também tive problemas de força na versão nova, o canal de saída estava maior que o especificado. Eu furei e reduzi a o canal de saída para 1mm e reduziu a força a níveis razoáveis. Os novos serão assim.

  • Sobre-aquecimento: o Paulo teve um acidente em que a temperatura indicou 480°C. Mesmo que a temperatura real não tenha chegado nem perto disso, depois disso o filamento passou a não fluir tão bem. Já vi referências a carbonização do plástico e será provavelmente necessário uma limpeza com uma broca para remover os resíduos. Fora isso, nada aconteceu!


  • Suspeitas: muitas foram as suspeitas, mas sempre foi encontrado outro culpado que não o bico, ufa...!


E agora? 

  • ainda não foram distribuídos os 10 bicos protótipos, estão disponíveis para quem estiver em condições de teste imediato (ou quase) e garantir que faz relatórios do uso.
  • Já estamos providenciando juntamente com o LucianoG e o João Paulo a fabricação de bicos em máquinas CNC para os próximos interessados. Esses bicos terão as pequenas melhorias relatadas acima.

4 comentários:

  1. Olá, meu nome é Daniel.
    Conheci o mundo das impressoras 3D e confesso que fiquei impressionado. Estou achando muito interessante o que se pode fazer nesse sentido com as máquinas "Reprap".
    Quando puder, vou começar a projetar uma também.
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho. Quero convidar você para que visite também o meu blog.
    http://www.2dprojetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero relatar que o Hotend realmente funciona muito bem, o problema que tive com o suporte inferior de madeira se deve muito ao fato de eu ter desmontado várias vezes, inclusive invertendo o suporte em uma delas, o que acabou aumentando a fadiga da fibra da madeira, mas acredito que se não ficar desmontado, e fizer o correto isolamento do bloco aquecedor com a fita de teflon, o suporte tende a durar muito tempo sem problemas.
    Paulo Fernandes (um dos testadores)

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Frederico e gostaria de saber como posso participar deste experimento com o hotend?
    Eu faço parte do forum guiacnc a anos e atualmente trabalho com prototipagem rápida, extamente no desenvolvimento de uma (FAB@HOME).
    Além de fazer isso como pesquisa, faço também como hobby, e estou querendo fazer de minha CNC uma impressora, e o hotend é o que mais precisa de uma oficina - coisa que eu nao tenho a minha disposição. Assim quero me voluntariar e reportar tudo que ocorrer e ajudar no desenvolvimento desta parte.
    Com quem devo acertar ? (freddasp no gê-mail ponto com )
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente esta versão do Bico já está disponível em http://www.3dmachine.com.br/hotend-bico.html
      Ainda estamos estudando melhorias para maior durabilidade do apoio inferior.

      Entre para a nossa lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR&pli=1

      Excluir