Você tem uma RepRap, vai montar ou quer apenas particiar? junte-se a nós na nossa lista de discussão aqui.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeiro teste de Extrusão com plástico

Ontem eu liguei a Extruder... Primeiro tive que desmontar tudo e limpar o canal de novo, não estava funcionando o movimento do plástico nem a frio porque emperrava na transição do Teflon para do Latão. Tirando rebarbas e limpando mais um pouco ainda, ficou ok.

Como o controle de temperatura já está funcionando, liguei para Sir Jorge para dar um apoio moral e coloquei a coisa para rodar...

Não funcionou :( :(  Saiu alguns milímetros e parou, experimentei virar o plástico, aumentar a temperatura, diminuir, tudo... e sempre saiu só alguns milímetros e parou logo.

Removendo o plástico da extruder acho que encontrei o problema, veja as fotos.

Temperatura de 200°C
Temperatura próxima a 300°C

Aumentando a temperatura não melhora nada... tem algum muito errado. analisando os vários pedaços retirados, todos parecidos com essas fotos, o que parece que está acontecendo é o seguinte:
  • o diâmetro interno do Teflon é 3,5mm e o do latão é 3,2mm
  • o plástico derrete um pouco além do guia de latão (e para dentro do Teflon) e com a pressão do motor forma um tampão com diâmetro maior
  • essa tampão acaba ficando frio demais para entrar novamente no latão mais fino.
  • O Fábio ainda sugeriu que pode também estar acontecendo o seguinte: a pressão pode estar fazendo o plástico derretido "fluir para cima" e piorar ainda mais as coisas.
Estudando o novo Extruder Adrian, percebi que eles atacaram o problema com algumas alterações:
  • O diâmetro é o mesmo em todo o percurso. Acho que nós apenas tivemos azar de comprar um bico com diâmetros desencontrados. Eu até acho que latão poderia ser 0,1mm maior.
  • O teflon que entra dentro do latão... isso deve servir como um pré-aquecimento e também deve prevenir o surgimento do tampão que está nas fotos.

Conversei com o Fábio Gilii, já comprei material Teflon e Latão na Florêncio de Abreu e no domingo vamos fazer novas peças.

Esta foi uma experiência negativa, mas achei importante registrar aqui para aproveitar o  conhecimento adquirido. Aguardo por comentários e sugestões, principalmente novas idéias sobe o que pode estar acontecendo.

Um comentário:

  1. Não sei como é o algoritmo de controle que vc use, se for PID do tipo Feedback, com realimentação da temperatura apenas podem haver desvios de alguns graus. Isso poderia ser melhorado com um controle do tipo antecipativo + Feedback. O controle antecipativo é determinado através da "vazão de plástico", ou a velocidade de alimentação do mesmo. Sabendo que demandará uma certa potência para derreter (calor latente do plástico + calor sensível) que será proporcional à velocidade e ao diâmetro do plástico (na verdade, proprocional à "vazão mássica" de plástico). O erro de temperatura vai cair e o "trabalho" da malha Feedback será bem menor. Isso é usado na indústria em malhas de caldeiras, por exemplo.

    ResponderExcluir