Primeiro uma notícia interessante, finalmente o ABS chegou! Um belo pacote de 5 Lb, comprado na 3D-ink. Não conheço outro plásticos com detalhes, mas ele é bem lisinho e tem um diâmetro de 2,85mm. Esse material está em falta na maioria dos fornecedores, por isso só encontramos na cor preta...
Primeiro fizemos os blocos aquecedores, isso levou várias horas... Foram feitos 2, então temos um de reserva para outras experiencias.
Detalhe: a Fresadora foi feita pelo próprio Fábio!!!
![]() |
Bloco aquecedor (clique para ampliar) |
Simplificamos a rosca, que passou a ser encaixe liso com aperto com um parafuso M3. 100% aprovado, isso não só facilitou a fabricação mas ficou melhor para montar, desmontar e ajustar a posição.
Também foi "tropicalizado": o resistor é de 6R8 5W fácil de achar (comprado na Ohmega), e o termistor tem um furo com uma parte mais larga para a isolação de "Espaguetes de fibra de vidro" (comprado na Casa Ferreira). O adesivo de alta temperatura de Kapton veio direto da China: High Temperature Tape.
O thermistor foi comprado na Mendel-parts. Novo: agora tem na Mouser.
Em seguida fizemos o bico da Extruder...
A broca de 0,5mm é tão fina que foi preciso realinhar o Torno e mesmo assim ainda estava crítico. Teve uma hora que eu vi a broca dobrar e o Fábio conseguiu tirar sem quebar nada! Isso não é pra qualquer um.
![]() |
Novo Bico da Extruder montado (clique para ampliar) |
Um aspecto interessante deste projeto é que o aquecimento ocorre exatamente no ponto desejado.
O resistor mais afastado pruduz uma temperatura mais estável porques as oscilações ficam reduzidas pelo corpo do bloco.
Não é útil ter vários resistores, basta ter um com potência que seja suficiente. Interessante é direcionar melhor o calor.
O novo Bico foi m grande parte copiado do último Adrian. Detalhe muito importante: tem o mesmo diâmeto no PTFE e no latão: 3mm!
O PTFE (Teflon) agora entra dentro do latão, isso minimiza o problema de dilatação do PTFE com a pressão e temperatura elevados. Mesmo assim um pouco de plástico (5mm) derrete dentro da parte fora do latão.
A força da extrusão agora é exercida toda num bloco de apoio, melhou muito. No original é um material de alta resitencia a temperatura, PEEK, mas a madeira funcionou perfeitamente: não esquenta, não deforma e não queima.
O bloco aquecedor pode ser ajustado, deve ficar bem próximo ao bico. O furo do Termistor pega a temperatura no meio do bloco, do lado oposto ao resistor.
Desenho Completo: BicoExtruder01.pdf
Estão ligamos tudo e funcionou... como é maravilhoso !!!
Mas ainda temos problemas:
- O trator do plástico está patinando, parece que os dentes são muito rasos.
- O motor está fraco, às vezes falha. Precisda de uma pequena ajuda manual. Mesmo aumentando a tensão no motor para 18V.
- Os dois problemas acima são independentes e se somam: patina se mesmo empurrando à mão.
- Temos um motor Nema17 de 4,5kgf.cm na Masmorra...
- O Controle de Temperatura PID deixa muito a desejar, o Gil Pinheiro trabalha com isso e já me ajudou a compreender o que está errado. Breve teremos um sistema melhor, por enquanto está suficientemente bom para continuarmos os testes.
- o apoio entre o PTFE (Teflon) e o latão foi feito plano para distribuir melhor a pressão, mas mesmo assim ouve um "achatamento". Talvez a opção original de usar uma rosca melhore esse aspecto.
- O Antonio Santos havia passado este link em que fazem um reforço de cobre em volta do PTFE. Esta nova geometria melhora o problema, mas deu para perceber que mesmo assim existe uma dilatação de uns 5mm de comprimento. Farei mais testes quando tivermos um motor mais forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário